terça-feira, 25 de maio de 2010

Uma tarde na frutífera


Fomos na USP hoje à tarde, Chicão foi resolver uns lances e aproveitamos pra conhecer o bloco da História/Geografia. De Cara, é o susto natural de quem não conhece o campus, é uma cidade universitária mesmo, é o primeiro campus que conheço deste tamanho, só o da Unicamp que conheci com essa grandeza.

Logo na entrada do bloco de História/Geografia uma moça nos aborda com uma prancheta apresentando um projeto de cinema e pedindo pra tirar fotos, ela estava fazendo um mapeamento de pessoas com “cara de anos 70” para filmagens de um curta...rsrs...foi um “cartão de boas vindas” lindão. Claro que não pudemos fazer as fotos, pois no sábado retornaremos pra Macapá, e só o Chicão fez várias poses. Seguimos entrando prédio adentro, e vendo vários cartazes, stencil, faixas (é época de Congresso dos Estudantes da USP) e muitas pessoas em pequenos grupos. Fui para um onde é salão dos CA´s, e tudo ficou mais familiar. Era inevitável a lembrança de tempo de Congresso Estudantil, onde fui por 4 anos Coordenador de Cultura do CA da Federal do Amapá...Heluana também foi Dirigente do CA de Letras, e Alexandre em Ciências Sociais, num momento histórico para nossa Universidade. Tempo em que tínhamos contatos com todas as demais federais do país, e sempre participei dos congressos nacionais e regionais de Estudantes de História durante os anos que cursei (hoje com o curso trancado)...saudade mesmo, aprendi muito, extrai muitas coisas do ME, conheci várias cidades, várias pessoas e vários momentos históricos como a luta contra a ALCA, Fora FHC, vimos Lula se aliar ao PL e depois vencer as eleições, e de várias marchas, Fórum Social Mundial, e até sediamos um congresso Norte Nordeste em Macapá com uma equipe de poucos, e até hoje esse congresso é lembrado na federação de estudantes de história como um dos melhores.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Movimento Estudantil Brasileiro sempre foi muito sério e aguerrido, muitos dos que viveram a mesma época do que eu e os meninos, continuam na luta em outras frentes, nós criamos o Coletivo Palafita, outros são Secretários de Cultura, ou foram para outros movimentos, como o MST, e outros.

Falando de MST, nessa semana contei um pouco da minha passagem pelo movimento pra Dani Amerê, numa conversa indo pro SESC Pompéia. Foi no MST que vi de perto o que é nascer com um compromisso com todos, de uma luta que não cessa por ainda ter muito pra fazer, vi que as adversidades são combustíveis pra avançar, e que toda luta onde se garante a diversidade é legítima. Foi um período de lapidação, e restauração do sentimento libertário, do entender a vida como parte de um todo, que muito mais importante.

Estamos perto de viver novamente uma outra Era de Aquário, e sentir aquele clima, já nos ambienta, é um lugar que ainda exala contracultura, que ainda se move por entre os ciclos, e disso não tememos, muito pelo contrário, estamos aqui, fazendo canções, trabalhado diariamente no CFE, pré-produzindo o cd do Mini Box Lunar, e na produção do Quebramar, e absorvendo toda essa energia limpa, de banco de estímulo, de vontade de dá o próximo passo.

Revendo um ambiente familiar e sabendo que muitos não conseguirão concluir o curso, outros se perderão pelo caminho e uma pequena parte será o pequeno grupo que da luta verá o retorno, sigamos juntos, vivamos esse novo momento na historia brasileira, onde as redes indicam um novo caminho, onde cada vez mais tudo se aproxima de todos, que seja a USP ainda um celeiro de gigantes tanto na produção cientifica quanto na luta dos movimentos sociais...agora e sempre...

...desculpem a emoção.

Abraços!

4 comentários:

Saddy Menescal disse...

foi bem legal mesmo esse passeio na usp...vi que bateu a "liga" no otto...quando ele viu pichado na parede "boicote as eleicoes" e disse com um misto de orgulho e nostalgia: oia velho, eu era dessa galera que pichava boicote as eleicoes!!!...=D

davi disse...

olha só,
uma música de vocês tá em um podcast chamado Corjacast.
aqui ó:
http://corjacast.blogspot.com/

Lincoln disse...

Ah! A FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Sociais História e Geografia) é minha casinha! Que pena que eu já estava em casa nessa hora... Vcs viram o Prédio da história e geografia (de onde vem essa foto aí), mas ainda tem o prédio da sociais (onde eu estudo ciência política) e do outro lado a letras.

Otto Ramos disse...

Vimos sim Lincoln! o de letras tb...fizemos um bom rolê. abs